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ORGANIZAÇÃO
1.1 O EMA Mix Terra é um evento organizado pela EXPEDIÇÃO MATA
ATLÂNTICA – EMA LTDA., inscrita sob o CNPJ nº 04.029.619/0001-80,
com sede em São Paulo – capital;
1.2 A ORGANIZAÇÃO é responsável por fazer cumprir as datas e
imposições deste Manual de Conduta e justificar as alterações quando
cabíveis;
1.3 A ORGANIZAÇÃO poderá, a qualquer tempo, acionar o esquema de
segurança para resgatar qualquer participante, profissional de imprensa
ou fiscal de prova se entender que existe a possibilidade de risco de
vida a algum dos envolvidos, sendo o ônus do resgate responsabilidade do
resgatado;
A PROVA
2.1 O EMA Mix TERRA – etapa Itú será realizado em 20 de novembro de
2011, um domingo;
2.2 As modalidades esportivas serão: corrida rústica e corrida de mountain
biking;
2.3 O objetivo dos participantes será percorrer o trajeto no menor tempo
possível, portando os equipamentos obrigatórios e praticando a
modalidade esportiva definida pela organização para cada trecho, sendo
vencedora a equipe que primeiro cruzar a linha de chegada, respeitando
as instruções deste regulamento;
2.4 A distância máxima permitida entre os integrantes de uma equipe será
de 100 m;
2.5 O percurso desta primeira etapa será de, aproximadamente, 40km,
sendo 15km a serem percorridos de corrida e 25 de mountain biking;
2.6 A largada será as 10:00 (dez horas) com qualquer condição climática;
2.7 O tempo máximo para a realização do percurso será de 8 (oito) horas;
POSTOS DE CONTROLE
3.1 Haverá Postos de Controle (PC's) dispostos ao longo do percurso, onde a
organização julgar necessário controlar a passagem das equipes;
3.2 Os PC's deverão ser alcançados conforme seqüência definida pelo
organizador;
3.3 Nestes PC's os fiscais de prova registrarão a passagem das equipes, que
devem apresentar-se completas ao fiscal para registro;
3.4 Caso algum participante decida abandonar a prova, será obrigatório
notificar ao PC mais próximo;
3.5 O último Posto de Controle ficará após a linha de chegada, para
assinatura da equipe participante para a conclusão da prova. Quem não
passar por este PC será desclassificado;
EQUIPES
4.1 As equipes deverão ser formadas por 2 competidores;
4.2 A idade mínima para participação é de 15 anos. Menores de 18 anos
poderão participar somente com autorização por escrito de um de seus
representantes legais. A autorização deverá estar acompanhada de uma
cópia do Documento de Identidade que será retido pela organização no
momento da retirada do uniforme oficial;
4.3 As equipes serão distribuídas em 2 categorias:
Duplas Masculinas
Duplas Femininas e Mistas
UNIFORME OFICIAL DA PROVA
5.1 Todos os participantes da equipe competidora deverão,
obrigatoriamente, usar ininterruptamente a identificação oficial da
prova (camiseta, numeral de peito e placa de identificação da bike),
distribuída pela organização;
5.2 A camiseta de prova somente será retirada mediante comprovante de
inscrição e documento oficial com foto;
5.3 A entrega das camisetas acontecerá em data e local a ser informado
pela organização;
5.4 O tamanho das camisetas estará sujeito a disponibilidade;
5.5 Os numerais serão distribuídos ALEATORIAMENTE entre as equipes;
5.6 Durante a corrida, o numeral deverá ser exposto abaixo do logo oficial
do evento.
5.7 A placa de identificação da bike deverá ser fixada nos cabos de freio,
para melhor visualização pelos fiscais de prova. É de responsabilidade do
participante assegurar que a placa esteja colocada de maneira correta.
EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS
6.1 O uso da camiseta de prova e numeral de peito em local visível é
obrigatório.
6.2 Todos os participantes deverão estar de posse dos equipamentos
obrigatórios, nos trechos indicados e devem estar preparados para
apresentá-los aos Fiscais de Prova a qualquer momento.
6.3 Recomenda-se a utilização de calçados e vestes apropriados para as
etapas de corrida;
6.4 Para as etapas de mountain biking, exige-se o uso de capacete duro e
afivelado; recomenda-se o uso de luvas, luz de freio (break light) e
ferramentas para manutenção da bike;
6.5 A organização não se responsabilizará e nem transportará nenhum tipo
de equipamento individual.
INSCRIÇÕES
7.1 As inscrições serão realizadas somente pela internet, através da
website www.ema.com.br
7.2 A taxa de inscrição será de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais)
por equipe;
7.3 As inscrições terão início em 01 de agosto e serão encerradas em 31 de
outubro de 2011 ou em data anterior, caso seja atingido o limite técnico
de participantes;
7.4 Poderão participar atletas de ambos os sexos, regularmente inscritos de
acordo com este Manual de Conduta;
7.5 No ato de inscrição, a equipe participante declara estar ciente e
incondicionalmente de acordo com todas as disposições deste Manual de
Conduta, assumindo todas as responsabilidades oriundas deste ato;
7.6 O participante que ceder sua participação para outra pessoa e não
comunicar à organização formalmente por escrito será responsável por
qualquer acidente ou dano que este venha a sofrer, isentando o
atendimento e qualquer responsabilidade da organização da prova, seus
patrocinadores, apoiadores e órgãos públicos envolvidos no evento;
7.7 Em caso de desistência, o valor da inscrição NÃO será devolvido.
OBRIGAÇÕES DA EQUIPE COMPETIDORA
8.1 A equipe competidora é responsável por despesas de transporte,
alimentação, hospedagem e equipamentos necessários para a prática
esportiva;
8.2 Cabe ao participante levar consigo toda comida e bebida que for
consumir durante a competição. A organização NÃO irá dispor de Postos
de Hidratação durante o percurso;
8.3 A organização disponibilizará equipe médica para atendimento às
primeiras necessidades e encaminhamento aos hospitais da região
quando preciso. Após este primeiro atendimento, o participante deverá
arcar com suas despesas médicas.
8.4 Cada participante é responsável por seu estado físico, mental e
equipamento pessoal utilizado durante cada etapa da prova. Antes do
inicio da prova e mesmo durante seu desenvolvimento, cada participante
deve ter certeza de que tem condições para poder cumprir o trajeto e
manter sua integridade física e mental.
8.5 Os participantes são responsáveis pelos seus próprios atos, sejam eles
intencionais ou por desconhecimento, assumindo total responsabilidade
caso infrinjam legislações de âmbito municipal, estadual ou federal;
USO DA IMAGEM
9.1 Ao participar do evento EMA MIX TERRA, cada participante está
incondicionalmente aceitando e concordando em ter sua imagem
divulgada através de fotos, filmes, rádio, jornais, revistas, internet e
televisão, ou qualquer outro meio de comunicação, para usos
informativos, promocionais ou publicitários relativos à prova, sem
acarretar ônus aos organizadores, renunciando o recebimento de
qualquer renda que vier a ser auferida com tais direitos, aos
patrocinadores ou meios de comunicação em qualquer tempo / data;
9.2 Direitos Autorais: filmes, fotografias, entrevistas e quaisquer outros
recursos de registro de qualquer evento, fato, atividade e afins
pertinentes à prova são de propriedade do Organizador, não podendo ser
comercializados ou empregados para qualquer finalidade promocional
sem autorização expressa deste.
PENALIDADES
Será motivo de desclassificação:
10.1 Abandono da prova por qualquer integrante da equipe ou troca de
integrante com a prova em curso;
10.2 Não passar em todos os Postos de Controle (PC's), na seqüência
determinada pelo Organizador;
10.3 Receber qualquer tipo de ajuda externa;
10.4 Ultrapassar a distância máxima permitida entre os competidores de uma
mesma equipe, que é de 100m;
10.5 Ultrapassar o tempo máximo exigido para completar a prova – 8 horas;
10.6 Jogar lixo de qualquer espécie na mata ou em áreas públicas,
principalmente embalagens de alimentação, detritos industrializados e
não degradáveis;
10.7 O uso de meios de transporte não autorizados pela Organização;
10.8 Não estar com o número de identificação visível – preso logo abaixo do
logo do evento;
10.9 Não prestar auxílio a qualquer participante que possa sofrer algum tipo
de acidente, avisando ao PC mais próximo ou à equipe de resgate;
10.10 Estacionar o veículo em local inadequado, não obedecendo às instruções
da organização e prejudicando o trânsito de corredores e outros
veículos;
Eventuais recursos deverão ser protocolados por escrito em até 30 minutos
após o término da corrida, junto à organização.
PREMIAÇÃO
11.1 Todas as equipes que cruzarem a linha de chegada, estando
regularmente inscritas e sem o descumprimento deste regulamento,
receberão medalhas de participação;
11.2 Os resultados oficiais serão divulgados na internet através da página
www.ema.com.br em até 48h após o término do evento;
11.3 A cerimônia de premiação terá início às 14h do dia 20/11/2011;
11.4 As cinco primeiras equipes colocadas de cada categoria receberão
premiação em dinheiro, a saber:
1º colocado R$ 3.000,00 (três mil reais)
2º colocado R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais)
3º colocado R$ 2.000,00 (dois mil reais)
4º colocado R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais)
5º colocado R$ 1.000,00 (um mil reais)
PROJETO SOCIAL
12.1 Todos os competidores que participarem da EMA Mix TERRA
comprometem-se a realizar atividades em prol da comunidade local,
conforme instruções da organização.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
13.1 Ao participar da EMA MIX TERRA, o atleta assume a responsabilidade
por seus dados fornecidos e aceita totalmente o regulamento da prova,
participando por livre e espontânea vontade, sendo conhecedor de seu
estado de saúde e assumindo as despesas de transporte, hospedagem,
alimentação ou quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes
de sua participação na prova, antes, durante e depois da mesma;
13.2 A organização poderá suspender a prova por qualquer questão que ponha
em risco a segurança dos participantes;
13.3 Os organizadores se reservam o direito de CANCELAR ou de ALTERAR
a prova a qualquer momento, sem Ônus para a mesma e sem exposição de
motivos. Neste caso será marcada nova data de realização;
13.4 Não será permitida a participação de animais na prova;
13.5 Casos omissos ou não citados neste regulamento serão resolvidos pelo
organizador do evento, sendo sua decisão inquestionável.
São Paulo, maio de 2011.
EMA – EXPEDIÇÃO MATA ATLÂNTICA