COLUNA DO ALEXANDRE

As Curiosidades da Amazônia

O tamanho da Amazônia, a sua localização, a grande variedade de hábitat e o fato de que boa parte da área ainda esteja intacta, fazem dessa região um dos grandes armazéns de biodiversidade do planeta. Os competidores que participarão da EMA 2001 – AMAZÔNIA terão a oportunidade de conhecer um pouco desta região tão encantadora.

A Amazônia é o maior bioma terrestre do planeta. Ocupa uma área superior à 7,7 milhões de km2, dividida entre 9 países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. A Amazônia Legal ocupa 60% do território brasileiro e abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá, oeste do Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Roraima e Tocantins.

O clima da região é bastante úmido, com temperatura média de 24o C, variando muito pouco. É um dos locais mais chuvosos do mundo: metade da planície amazônica fica submersa durante a estação das chuvas, pois as águas sobem em média 10m. A grande bacia fluvial do Amazonas possui 1/5 da disponibilidade mundial de água doce e é recoberta pela maior floresta equatorial do mundo, correspondendo a 1/3 das reservas florestais da Terra. É considerada, também, uma das mais antigas coberturas florestais, estabilizada a cerca de 100 milhões de anos.

Diversos ecossistemas interagem em equilíbrio na Amazônia: 65% de sua área total é composta pela floresta tropical úmida de terra firme e o restante é constituído por matas de cipó, campinas, matas secas, igapós, manguezais, matas de várzeas, cerrados, campos de terras firmes, campos de várzeas e matas de bambu.

É a região com maior biodiversidade de todos os continentes: comporta metade das espécies de aves hoje conhecidas (cerca de 1.622 espécies), possui a maior diversidade de insetos (10 a 15 milhões), répteis (468 espécies) e anfíbios (517 espécies). Possui mais espécies de peixes que o Oceano Atlântico (3.000 espécies) e suas águas também são ricas em caranguejos, camarões, serpentes, tartarugas, lagartos, golfinhos (boto cor-de-rosa), lontras, jacarés e tubarões. São mais de 524 espécies de mamíferos, com destaque para as 30 espécies de macacos endêmicas da mata amazônica.

Os competidores poderão deparar-se com inúmeras espécies, como a queixada e o cateto, espécies de porcos selvagens bastante barulhentos, que vivem em bandos e são bastante briguentos. Para não ter problemas com eles, basta subir em alguma árvore ao escutar o barulho deles, que é ensurdecedor e assustador. Poderão encontrar onças e outras espécies felinas. Durante as etapas em águas, deverão tomar cuidado com as piranhas, encontradas desde lagos de águas barrentas até em rios de águas claras e pretas. Na Amazônia podem ser encontradas mais de 20 espécies deste peixe. Também deverão estar sempre atentos aos escorpiões, aranhas, cobras e formigas, principalmente a formiga tucandeira (ou tocandira), cuja picada provoca calafrios e alucinações que chegam a durar mais de 24 horas.

Preparados para a aventura?

Coluna publicada em 16/julho/01, na website www.360graus.com.br

Voltar