COLUNA DO ALEXANDRE

Estilo de Vida

Recebo diversas mensagens questionando o perfil de um Corredor de Aventura, quais são as características essenciais para um bom desempenho, quais são os erros mais comuns, o que deve ser evitado, o que deve ser privilegiado, etc. Ainda não existe um padrão 100% garantido de eficiência visto que a Corrida de Aventura não é apenas uma competição esportiva de caráter expedicionário, mas sim um estilo de vida.

Praticar o esporte não é apenas juntar um grupo de amigos e equipamentos para viajar no final de semana, caminhar, correr, nadar, remar ou pedalar. Praticar o esporte é, também, respeitar determinadas regras de convivência social e preservação ambiental, além de estar preparado para fazer escolhas, a qualquer momento. A vida é feita de escolhas e o corredor de aventura precisa estar atento para compreender o momento certo de optar entre diferentes caminhos ou trilhas.

O preparo físico ajuda, mas não é o diferencial, principalmente em competições longas. O fator psicológico conta mais porque é ele quem domina o físico. Um bom corredor de aventura deve saber tomar decisões, mesmo nos momentos mais complicados; agir sob pressão, reconhecer seu erro, ouvir seus companheiros, saber quando parar para dormir, quando comer, quando acelerar e quando descansar. Precisa encontrar o equilíbrio necessário para optar pelo caminho certo, e assim também acontece no nosso dia-a-dia.

A sociabilidade é um fator determinante, tanto na vida como nas corridas. As pessoas não estão neste mundo para satisfazer nossas expectativas, assim como não estamos aqui para satisfazer as delas. As pessoas não precisam umas das outras, elas se completam... A equipe deve ser o seu complemento, assim como você deve ser o complemento dela. É preciso haver cumplicidade, comunicação e objetivos comuns para conquistar o sucesso.

Além de respeitar a si mesmo e seus companheiros, é preciso respeitar e preservar a natureza. A Corrida de Aventura é uma oportunidade única de conhecer lugares pouco explorados e de beleza exuberante, e o corredor de aventura é privilegiado por isso. Assim, a preservação ambiental tem que ser uma constante em sua vida e a Corrida de Aventura é um espelho de suas atitudes no cotidiano.

.

Coluna publicada em 11/setembro/03,

Voltar