COLUNA DO ALEXANDRE

Equipe

A cada momento temos de tomar decisões: escolha da profissão, família, trânsito, comida, viagens, emprego, carreira, estudos, relacionamentos, esquerda ou direita, etc. Cada decisão tem seu desdobramento. Assim também acontece durante uma Corrida de Aventura: qual trilha seguir, quanto levar de comida, quanto dormir por etapa, etc. A primeira escolha e, talvez, a mais importante na fase preparatória é sobre os companheiros de equipe.

Montar uma equipe coesa e equilibrada para uma Corrida de Aventura pode ser uma tarefa árdua. É preciso que os integrantes estejam em níveis compatíveis de preparo físico, tenham um objetivo comum como equipe, conheçam seus limites, o de seus parceiros e a comunicação deve fluir naturalmente. Conhecer seus companheiros é imprescindível: suas ambições, seus limites, suas reações a determinadas situações, etc. para poder auxiliá-los e ser auxiliado por eles.

Numa Corrida de Aventura não há o atleta e sim equipes. Uma equipe equilibrada não é onde todos os integrantes são feras em todas as modalidades, mas é aquela na qual ao menos 1 integrante se destaca isolado em cada esporte e todos conhecem um pouco de tudo. A confiança na capacidade dos parceiros é fundamental. Nas corridas que participei, tive sorte de sempre poder contar com os meus companheiros nos momentos difíceis e, também, de os ajudar quando foi preciso. Os resultados obtidos foram excelentes porque soubemos colocar o coletivo acima do individual.

Atualmente, faço parte de um outro time composto pela minha família, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, massagistas, terapeutas-ocupacionais, acupunturista, etc. que me auxiliam na recuperação. Um complementa e confia no trabalho do outro. Dependo do trabalho de cada um deles para melhorar e eles dependem da minha determinação e do trabalho dos outros para prosseguir com o desenvolvimento de suas atividades. Tenho certeza de que, assim como nas Corridas de Aventura que participei, esta também será uma equipe vitoriosa.

Coluna publicada em 11/agosto/03,

Voltar