COLUNA DO ALEXANDRE

Projeto Social

Em menos de 1 mês será dada a largada da Corrida de Aventura do Brasil, a EMA 2001 AMAZÔNIA, e as expectativas em torno do evento são enormes... Nesta 4a edição da EMA, os desafios e a estrutura serão únicos, nunca vistos em uma corrida de aventura brasileira, com envolvimento de mais de 1.000 pessoas. Foram firmadas parcerias importantes como a da Paratur, órgão oficial de Turismo do Governo do Estado do Pará, grande responsável pela infra-estrutura da prova.

Durante 6 dias ininterruptos, 50 equipes mistas de 4 integrantes percorrerão 550km entre orientação, trekking, mountain biking, técnicas verticais, natação, canoagem em caiaques infláveis e canoas locais, em meio a todos os perigos e fascínios da Floresta Amazônica, na região do Pólo Tapajós, Estado do Pará.

Como nas edições anteriores, a EMA 2001 AMAZÔNIA vai além da competição esportiva através da realização de projetos sociais, reforçando o compromisso das Corridas de Aventura com o desenvolvimento das comunidades envolvidas no percurso da prova. Serão mais de 600 locais envolvidos no evento, gerando empregos diretos e indiretos. A região de Pólo Tapajó já vive o clima “EMA 2001” há algum tempo...

Cerca de 17 milhões de pessoas vivem na Amazônia, numa das mais baixas densidades demográficas do país: 3,4 hab/km2. Muitas comunidades são completamente isoladas, tendo acesso apenas por barcos ou aviões. Apesar dos grandes esforços do governo do Pará, o isolamento dificulta o atendimento médico e a distribuição de medicamentos.

Cada equipe participante da EMA 2001 AMAZÔNIA deverá realizar um projeto social, que consiste em:

- Doação de 4 caixas com 6 comprimidos cada de MEBENDAZOL 100mg.
- Doação de 3 frascos de 15ml cada de PARACETAMOL 200mg/ml gotas.
- Doação de 1 caixa com 30 comprimidos de CAPTOPRIL 25mg.
- Doação de 3 frascos de 20ml cada de DIPIRONA sódica 500mg/ml.
- Doação de 1 caixa com 15 cápsulas de AMOXILINA 500mg.
- Doação de 2 caixas com 20 comprimidos cada de SULFAMETOXAZOL 800mg + TRIMETROPRIMA 160mg

O propósito deste projeto não é solução dos problemas da região, mesmo porque não está ao nosso alcance. Mas sim, aliar as Corridas de Aventura à consciência social, como sempre foi o compromisso da Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura e, principalmente, dar uma valiosa contribuição, mesmo que momentânea, para a melhoria da qualidade de vida da população local. Também será desenvolvido com a comunidade local o Projeto Praia Limpa, na belíssima praia de Alter-do-Chão, município de Santarém.

O objetivo da EMA 2001 AMAZÔNIA é ser uma prova que ultrapasse todos os limites das competições do gênero, em desafios, estrutura e em relevância social.

Coluna publicada em 30/outubrol/02, na website www.webventure.com.br

Voltar