COLUNA DO ALEXANDRE

De Corrida Maluca a Esporte de Natureza

De Corrida maluca a esporte de natureza. Nos últimos tempos, o conceito e a maneira como as Corridas de Aventura são expostas na mídia mudaram bastante.

A Corrida de Aventura é um esporte bastante recente, principalmente no Brasil. Em 1998, foi organizado o primeiro evento do gênero no país, a EMA Expedição Mata Atlântica. Quando foi lançada, muitos a consideraram como uma corrida maluca, que misturava diferentes atividades esportivas, por dias e noites ininterruptos. Na verdade, poucos sabiam realmente o que era este tipo de evento, mas a experiência foi bem sucedida e possibilitou a organização da EMA 99, com o dobro do número de equipes estrangeiras inscritas.

A exposição do evento na mídia sempre foi diretamente proporcional ao seu desenvolvimento. Assim, a EMA 99 teve duas vezes mais espaço na mídia que a edição anterior. Ainda assim, a maioria dos veículos eram os chamados especializados: revistas outdoor, websites de esportes de aventura, programas radicais, etc. Em 2.000, com a criação do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura, ou seja, provas de curta duração, o número de adeptos cresceu bastante e, conseqüentemente, a exposição em mídia também. É um ciclo vicioso: o aumento do número de participantes atraí mais mídia e a exposição encanta novos adeptos.

O perfil do participante deste tipo de esporte mudou: além dos competidores vindos de modalidades como o triatlon, o mountain biking, corridas e maratonas, começaram a participar pessoas comuns, atletas de finais de semana e academia, pais e famílias inteiras. Essa mudança também pôde ser percebida na mídia: programas de auditório e entrevistas se interessaram pelo esporte e buscaram conhecer suas regras e participantes e, assim, divulgar indiretamente as Corridas de Aventura.

Em 2001, com a criação do Circuito Mundial de Corridas de Aventura (AR World Series) e a escolha da EMA como a etapa representante da América Latina, até as chamadas revistas de fofoca interessaram-se pelo esporte. As Corridas de Aventura passaram, então, a ser tratadas como qualquer outro esporte, com espaço reservado para veiculação de novidades em todos os veículos. Até produção em película de 16mm o evento gerou! O lançamento este previsto para o começo do 2º semestre de 2002.

Mas afinal de contas, o que tudo isso representa? Uma mudança enorme nos hábitos e costumes de todo mundo. Os esportes outdoor e, principalmente, as Corridas de Aventura serão o esporte do século XXI, porque são muito abrangentes: conhecer lugares incríveis e, às vezes, inexplorados; praticar esportes em contato com a natureza e criar uma conscientização ambiental; liberar adrenalina e quebrar o cotidiano, aliviando o stress da vida moderna; usar a cabeça, e não somente o físico, etc.

Coluna publicada em 08/abril/02, na website www.360graus.com.br

 

Voltar