COLUNA DO ALEXANDRE

O Crescimento das Corridas de Aventura no Brasil

A Corrida de Aventura ainda é um esporte novo no Brasil, mas que a cada dia seduz novos adeptos. Esportistas em geral, atletas de outras modalidades, de finais de semana, famílias, crianças, enfim, o público em geral têm sido seduzido e se interessado em praticar Corridas de Aventura. O grande chamariz, com certeza, foi a exposição que provas renomadas como a EMA 2001 AMAZÔNIA e Eco-Challenge tiveram na mídia.

Criou-se um novo público para as competições, que pouco sabia sobre Corridas de Aventura e ávido por aprender. A informação tornou-se um tesouro a ser conquistado. Acredito que a procura por academias de escalada, cursos de técnicas verticais, rafting, canoagem e orientação cresceu bastante. Muita gente começou a correr em parques, malhar em academias para alcançar o melhor preparo físico e preparar-se para participar de uma Corrida de Aventura.

Filhos, esposas, namorados e amigos dos competidores também se interessaram pelo esporte. Competidores de outras modalidades, como maratonas, corridas, ciclismo, montanhismo e esportes aquáticos saíram em busca de novos desafios e encontraram as Corridas de Aventura. O número de praticantes cresceu muito e foi preciso criar um produto que satisfizesse todas as exigências. Assim, surgiram provas de curta duração (6 a 10 horas), percurso de até 50km e com as mesmas modalidades esportivas que poderiam ser praticadas em uma prova maior.

As chamadas “Mini Corridas” são um sucesso entre os praticantes: servem como um excelente treino curto para equipes mais experientes e como um verdadeiro desafio para os demais praticantes. Ainda assim, grande parte do público seduzido pela mídia ainda não começou a praticar Corridas de Aventura e o problema é apenas um: por onde começar?

Atualmente, existem diversos cursos preparatórios para as Corridas de Aventura. A EMA Escola, promovido pela Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura, tem como objetivo ensinar noções básicas sobre o esporte através das principais disciplinas como orientação, trekking, mountain biking, rafting e canoagem, além de preparar o aluno para compreender o espírito de equipe, de solidariedade e de conscientização ambiental. O curso tem duração de 8 horas e os alunos são acompanhados pelos monitores durante todo o percurso. A ênfase maior é a navegação, principal aspecto de uma competição do gênero e maior dificuldade dos iniciantes.

Quem participa da EMA Escola, está apto a participar de uma Corrida de Aventura, pois conhece seus preceitos e regras. Óbvio que um bom condicionamento físico, equipamentos adequados e uma boa equipe contribuem bastante para o resultado.

Coluna publicada em 08/fevereiro/02, na website www.webventure.com.br

Voltar