COLUNA DO ALEXANDRE

Responsabilidades

A Corrida de Aventura é um esporte recente no Brasil: a primeira competição foi a Expedição Mata Atlântica, realizada em 1998. A Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura, organizadora da EMA, desde então procura fomentar o crescimento do esporte no país, promovendo provas de curta duração, cursos, palestras, etc. Em 2000 foi criado o Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura, com o intuito de promover ainda mais o esporte e conquistar novos adeptos. O esporte cresceu e o número de praticantes multiplicou-se. Surgiram, então, os Circuitos paralelos, não oficiais. É preocupante o crescimento desorganizado da modalidade, que ainda está firmando regras.

Organizar uma corrida de aventura não é tarefa fácil. São muitos aspectos a serem considerados e há muita coisa envolvida. Levantar o percurso é a tarefa mais “banal” se é que podemos classificar assim. Para melhor me expressar, vou comentar como foram os preparativos para a EMA 2001 AMAZÔNIA, a maior corrida de aventura do Brasil, que aconteceu entre os dias 23 de novembro e 02 de dezembro.

Na verdade, os preparativos para a 4a edição da EMA começaram assim que terminou a EMA 2000. A Amazônia sempre foi um lugar encantador, um sonho desde a EMA 99. Depois de muita conversa, muito estudo e alguns meses de trabalho, conseguimos o apoio do Governo do Estado do Pará, parceiro importantíssimo para o desenvolvimento deste projeto. A partir de então, passamos para a parte prática da prova: determinar a região, levantar o percurso, escolher e estudar as modalidades a serem desenvolvidas pelos competidores, determinar os responsáveis técnicos para cada modalidade, conseguir o apoio das regiões envolvidas, etc. O levantamento e fechamento do percurso levou mais de 8 meses.

Durante o levantamento do percurso, mantivemos contato com diversos órgãos e mesmo com a comunidade local, estudando juntos o melhor caminho. A Aeronáutica Brasileira, o Corpo de Bombeiros do Estado do Pará, as polícias Civil e Militar foram aliados importantes para o fechamento da prova. Foram eles, também, os responsáveis pela segurança da EMA 2001 AMAZÔNIA. Um dos fatores mais importantes em um evento deste tipo é a segurança envolvida e é por isso que smpre contamos com o apoio destes órgãos.

A produção do Manual de Conduta (regulamento) e outros informativos sobre o evento também exigem tempo e concentração. Durante todo o ano, foram transmitidas informações relevantes para que as equipes inscritas pudessem se preparar para a prova, através de emails e das websites: www.ema.com.br e www.corridasdeaventura.com.br

Voltar