Data: 23 a 28 de novembro de 2001.
Local: Pólo Tapajós, região oeste do estado do Pará
Região: Amazônia
Equipe: 4 competidores sem equipe de apoio
Duração: 5 dias

Histórico: A EMA 2001 AMAZÔNIA reuniu 47 equipes de 17 países e diversos estados brasileiros nos mais belos cenários da floresta amazônica. A prova foi dura, intensa e perigosa, privilegiando a equipe com melhor estratégia e preparo físico para suportar o verão amazônico. 30 equipes completaram o percurso, das quais 16 na categoria Expedição (principal) e 14 na Aventura.

A organização mobilizou uma estrutura compatível a uma ação militar para permitir que a equipes atravessassem o rio Amazonas em catraias, canoas locais com velas, especialmente desenvolvidas para o evento, e percorressem matas ainda inexploradas, densas, desafiadoras e repletas de animais selvagens. O calor intenso, a poeira das estradas de terra intermináveis e a pouca provisão de água abalaram as equipes.

Na cachoeira do rio Ambrósio foi realizado um rappel de 80m, então as equipes remaram nos caiaques infláveis pelo perigoso rio Maicuru, cheio de cachoeiras e corredeiras. Nos últimos dias de competição começou a chover na região (pela primeira vez em 60 dias), aliviando um pouco o calor.

A última etapa da prova, canoagem em canoas locais pelo encontro das águas claras do rio Tapajós com as águas barrentas do rio Amazonas, com ondas de até 3m, terminou em Alter do Chão/PA, única área do mundo com praias extensas de areias brancas e água doce, um paraíso perdido. A equipe vencedora foi a finlandesa Nokia Adventure, que completou o percurso em 112h33min.